Alvo de Jair Bolsonaro, urna eletrônica foi criada por militares

Alvo de Jair Bolsonaro, urna eletrônica foi criada por militares

23/07/2021

23/07/2021

Alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do general Braga Netto, atual ministro da Defesa, as urnas eletrônicas foram desenvolvidas por militares, na década de 1990. O Brasil não foi o primeiro país a desenvolver a tecnologia, mas foi o primeiro a usar apenas urnas eletrônicas em uma eleição, em 2000.

Segundo o ex-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Velloso, um grupo ténico formado por três engenheiros do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um do Exército, um da Aeronáutica, um da Marinha e um do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), foi criado para desenvolver a urna.

“A comissão técnica começou do zero, foi trabalhando e construindo e fez o protótipo da urna. Quando a comissão trabalhava, fui visitado por representantes de empresas estrangeiras oferecendo urnas para nós. Eu dizia: não, vamos fazer uma urna tupiniquim, simples e barata. E assim conseguimos”, conta.

As informações passadas por Carlos Velloso estão registradas nos arquivos do TSE, conforme noticiado pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

 

Por:Jequitinhonhanews.com/portaldacapitalam

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.