Mudanças climáticas e riscos cibernéticos são as principais preocupações de executivos em 2024

Mudanças climáticas e riscos cibernéticos são as principais preocupações de executivos em 2024

17/01/2024

17/01/2024

Uma pesquisa realizada pela Allianz Commercial com executivos de todo o mundo identificou as mudanças climáticas e os riscos cibernéticos como as principais preocupações para os negócios em 2024.

No Brasil, as duas questões também estão no topo da lista, com empate na segunda posição. A interrupção dos negócios, que ocupou o primeiro lugar no ano anterior, caiu para a terceira posição.

As mudanças climáticas são consideradas uma preocupação crescente, à medida que os eventos climáticos extremos se tornam mais frequentes e severos. No Brasil, o ano de 2023 foi marcado por uma série de eventos extremos, como secas, inundações e incêndios florestais.

Os riscos cibernéticos também são uma preocupação crescente, à medida que as empresas se tornam mais dependentes da tecnologia. No Brasil, o número de ataques cibernéticos aumentou 30% em 2023.

Mudanças climáticas

As mudanças climáticas são causadas pelo aumento das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases retêm o calor do sol, causando o aquecimento global.

O aquecimento global está levando a uma série de mudanças no clima, como aumento da temperatura média, aumento do nível do mar, eventos climáticos extremos mais frequentes e severos.

Essas mudanças estão tendo um impacto significativo no mundo, causando danos às infraestruturas, à agricultura, à pesca e à saúde humana.

Riscos cibernéticos

Os riscos cibernéticos são causados por ataques à segurança cibernética, que podem causar danos às empresas, como perda de dados, interrupção dos negócios e danos financeiros.

Os ataques cibernéticos podem ser realizados por indivíduos, grupos ou governos. Eles podem usar uma variedade de técnicas, como malware, ransomware, phishing e engenharia social.

Os ataques cibernéticos estão se tornando cada vez mais sofisticados e frequentes. Em 2023, as empresas brasileiras sofreram um prejuízo de R$ 10 bilhões em ataques cibernéticos.

Implicações para os negócios

As mudanças climáticas e os riscos cibernéticos representam um desafio significativo para os negócios. As empresas precisam tomar medidas para se adaptar a essas mudanças e mitigar os riscos.

Algumas medidas que as empresas podem tomar incluem:

Investir em energias renováveis e eficiência energética para reduzir as emissões de gases de efeito estufa;

Implementar medidas de segurança cibernética para proteger os sistemas e dados das empresas;

Desenvolver planos de contingência para lidar com eventos climáticos extremos e ataques cibernéticos.

As empresas que não tomarem medidas para se adaptar às mudanças climáticas e aos riscos cibernéticos podem enfrentar sérios problemas, como perda de receita, danos à reputação e até mesmo falência.

 

 

Por:Jequinews.com

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.