Período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira

Período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira

12/01/2024

12/01/2024

O período de defeso do caranguejo-uçá começa nesta sexta-feira, 12 de janeiro, e vai até o dia 17 de janeiro. Durante este período, fica proibida a captura, o transporte, o armazenamento e a comercialização do caranguejo-uçá sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.

A proibição é importante para proteger a espécie durante seu período reprodutivo. Nessa época, os caranguejos saem de suas tocas em busca de parceiros, tornando-se mais vulneráveis à captura.

A fiscalização do período de defeso será realizada pela CIPPA/PS, em colaboração com outros órgãos de fiscalização e proteção ambiental. As equipes de fiscalização irão intensificar as operações durante o período, com o objetivo de coibir a captura ilegal do caranguejo-uçá.

A captura não autorizada do crustáceo resultará em autuações por crime ambiental, sujeita a penas de um a três anos de detenção, além de multas.

Como parte dos esforços de conscientização, a CIPPA/PS tem conduzido fiscalizações educativas ao longo desta semana em embarcações e estabelecimentos comerciais que comercializam o caranguejo-uçá.

Empreendimentos que mantêm animais vivos, congelados, inteiros ou em partes isoladas devem garantir a regularização de suas declarações de estoque durante as visitas das equipes de fiscalização.

A importância do período de defeso

O período de defeso é uma importante ferramenta para a conservação das espécies marinhas. Durante este período, os animais estão protegidos da pesca predatória, o que lhes permite se reproduzir e garantir a continuidade da espécie.

No caso do caranguejo-uçá, o período de defeso é particularmente importante, pois é quando a espécie se reproduz. Nesta época, os caranguejos saem de suas tocas em busca de parceiros, tornando-se mais vulneráveis à captura.

A proibição da captura do caranguejo-uçá durante o período de defeso é fundamental para garantir a sobrevivência da espécie e a manutenção do equilíbrio ecológico dos manguezais.

Como denunciar a captura ilegal de caranguejo-uçá

A captura ilegal de caranguejo-uçá é crime ambiental e deve ser denunciada. As denúncias podem ser feitas à CIPPA/PS, por meio do telefone 190, ou aos órgãos ambientais competentes.

Ao denunciar a captura ilegal de caranguejo-uçá, você está contribuindo para a proteção da espécie e para a preservação do meio ambiente.

 

Por:Jequinews.com

Comente nossa matéria usando o Facebook
AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.